Com excelência de fornecimento nos mais diversos segmentos, incluindo alimentício e nutrição animal, a Chromoplast sempre buscou as melhores tecnologias e
práticas do mercado. Não apenas como obrigação, mas também como provedor de soluções aos seus clientes alinhado às normativas nacionais e internacionais de
referência.
Uma das grandes preocupações que vêm crescendo na última década é: como fornecer embalagens flexíveis para alimentos eliminando toda e qualquer possibilidade de contaminação física, química ou biológica, que possa acarretar em perigos aos consumidores finais?
Em uma busca rápida em ferramentas de pesquisa na internet, encontramos diversos casos de presença de corpo estranho, contaminações, migrações, entre outras situações encontradas em alimentos. Alguns casos tiveram como agente causador as embalagens/recipientes utilizados para acondicionamento.
Com o intuito de controlar os riscos do seu processo de fabricação, a Chromoplast dispõe de um Programa de Boas Práticas de Fabricação (BPF) implementado. Este programa é a base do Sistema de Gestão de Segurança dos Alimentos da empresa (vide diagrama abaixo).
Resumidamente esse programa está subdividido em:
1. Estruturas e Instalações;
2. Higiene das Instalações e Equipamentos;
3. Higiene Pessoal e Conduta;
4. Produção;
5. Limpeza e Sanitização dos Ambientes;
6. Gerenciamento das Utilidades de Processo;
7. Saúde Ocupacional;
8. Treinamentos;
9. Visitantes e Terceiros.
A segunda fase desse sistema é a APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de controle (em inglês HACCP), cujo estudo para a implementação já se iniciou, com prazo para conclusão em 2023.
A APPCC se baseia em uma metodologia internacional com 5 etapas e 7 princípios, com o objetivo de identificar pontos ou etapas do processo de produção que possibilitam o controle dos perigos, com uma abordagem sistemática através da aplicação de medidas que permitem assegurar a inocuidade das embalagens para alimentos e para nutrição animal.
Contemplando toda a estrutura do BPF e do APPCC está o Sistema de Gestão de Segurança dos Alimentos (SGSA), no qual a gestão de processos incorpora o ciclo PDCA (do inglês Plan-Do-Check-Action, traduzindo para Planejar, Executar, Verificar, Agir) e com a padronização das atividades, sistematiza todas as políticas, objetivos, competências, recursos, comunicações e melhorias voltadas para a segurança dos alimentos.
Em constante atualização com o que há de melhor no mercado em questão de gestão e tecnologia, temos a certeza de trilhar o caminho com os nossos pilares de compromisso com a qualidade, serviço, comportamento ético e inovação.
Voltar 09/03/2023