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Checklist da boa embalagem: inove no ponto de venda

A embalagem é um item dinâmico do produto cujo entorno nas gôndolas esta sempre mudando e evoluindo! Com a concorrência cada vez mais diversa, é muito importante estar sempre inovando e se reinventado. Por isso, separamos alguns itens importantes para reavaliar a sua embalagem ou para aplicar no projeto de uma nova embalagem!

Forma: a forma da embalagem é o componente mais forte de sua identidade. Sempre que for possível, deve-se buscar uma forma exclusiva, pois este quesito é percebido pelo consumidor como VALOR que se incorpora com ao produto.

Funcionalidade: a funcionalidade da embalagem é fundamental para o melhor uso e aproveitamento do produto. Deve-se considerar aspectos como forma facilitada de abertura e de uso, consumo ou aplicação do produto, e sempre que possível, fechamento da embalagem.

Cor: a cor é um elemento eficiente de identidade de uma marca ou de um produto. É preciso que o produto tenha uma cor claramente definida.

Imagem: uma imagem agrega significado ao produto, ajudando na compreensão das características, expressando claramente do que se trata o produto, a forma de consumo e o uso mais frequente.

Nome/Logotipo: o logotipo é a assinatura do produto. Quando o produto tem nome, o logo precisa estar escrito numa letra desenhada, diferente das demais utilizadas na embalagem, fazendo com que o logotipo tenha personalidade e expressão únicas.

Splash: Todo produto tem algo que merece ser destacado. É preciso expressar este atributo na forma de um splash. Ele atribuiu mais energia e vitalidade à embalagem, destacando-se na gôndola.

Texto: as letras têm personalidade própria e se vinculam a diversas épocas e estilos diferentes. A escolha do tipo de letra utilizado na embalagem deve respeitar estas diferenças e ser condizente com o tipo e natureza do produto, inclusive levando em consideração a cultura, faixa etária e posição social do público ao qual se destina. Ideal utilizar nos textos informativos letras de desenho simples e sóbrio para as informações objetivas como textos legais, tabelas nutricionais e outras.

Verso: É comum se dar muita atenção para o painel frontal e descuidar do verso. O verso precisa receber o mesmo cuidado dos demais painéis da embalagem. Sempre que possível o verso deve ser utilizado para fornecer mais informações sobre o produto e fabricante ou até mesmo contar histórias. Pode também ser utilizado para oferecer outras variantes do mesmo produto ou outros produtos da empresa.

Painéis: Todos os painéis da embalagem precisam ter a marca e o nome do produto posicionado na frente e no verso, nas laterais e no topo. Imprimir a marca e o nome do produto em todos os painéis garante a identidade preservada independente de que ângulo ela está sendo vista.

Textos legais: este tipo de texto precisa estar de acordo com a legislação do país vigente ou de destino do produto, inclusive informações do idioma local. É preciso consultar a legislação e as exigências de rotulagem de cada país e de cada categoria de produtos, pois elas têm exigências diferentes.

Códigos de barra: Precisa ser testado para que não ocorra problemas de leitura. É preciso consultar o padrão adotado no país de destino para que ele possa ser lido pelos equipamentos locais.

QR Code: incluir o QR Code transfere ao produto atributos positivos, pois ele está associado à modernidade e a tecnologia. Mas atenção para onde o consumidor vai parar quando ler o código. Quando fizer uso do QR Code em produtos para exportação, o link de acesso a informações deve estar no idioma do país de destino do produto.

Internet: a integração da embalagem com a Web é fundamental, principalmente nos mercados internacionais. É preciso “convidar” o consumidor a visitar o site, oferecendo informações úteis e interessantes. Não basta colocar o site junto com endereço da empresa, o site precisa estar destacado, em tamanho legível e acompanhado do convite: “Visite nosso Site” ou convites similares.

Uso da embalagem como ferramenta de marketing: procure aproveitar sua embalagem para divulgar sua empresa e seus produtos. Além de fundamental para requisitos básicos como armazenamento, transporte e durabilidade, a embalagem pode ser utilizada para alimentar o negócio da empresa, e ela faz isso quando se torna competitiva e é utilizada como ferramenta de marketing.

Ao checar estes itens na sua embalagem ou nas embalagens de seus concorrentes, alguns aspectos se tornam evidentes e podem ser corrigidos, ajustados ou mudados. Mesmo que tudo esteja excelente, sempre há melhorias que podem ser implementadas. A embalagem é um item dinâmico do produto cujo entorno nas gôndolas está sempre mudando e evoluindo!

Fonte: MESTRINER, Fabio. Inovação na Embalagem: manual prático – como criar embalagens que agregam valor a partir da percepção do consumidor. São Paulo: M.Books, 2018.

Voltar 28/04/2021

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